segunda-feira, 13 de outubro de 2008

FINALMENTE! (Centro escolar em Ribaçais)

Fonte: www.eb1-ribacais.rcts.pt/

''No horizonte, nasce uma luz; nasce uma luz que ilumina e que no futuro irá brilhar o ensino deste freguesia.''

É desta forma entusiasta que mostro a minha alegria e satisfação pela concretização de um sonho com muitos anos: Um novo centro escolar em Ribaçais.

O novo centro escolar vai permitir que os alunos das escolas do 1.º ciclo e dos jardins-de-infância, partilhem os espaços existentes aproveitando as sinergias existentes em termos de áreas comuns.

Considerando a Educação um sector prioritário, pois a riqueza de um povo tem como pilar a mesma, vão ser criadas condições para aqueles que vão entrar na vida activa daqui a 20, 25 anos. Resumindo, aqueles que vão dar continuidade ao crescimento e bem-estar de Abragão no futuro. Não que estivesse em causa, porque felizmente Abragão tem muita gente boa e com capacidades para fazer prosperar e crescer a nossa Vila. Mas a nível de infra-estruturas, o novo centro escolar vai permitir que os filhos de Abragão tenham melhores condições, ao dotá-la com melhores instalações (salas de aula, recreio, cantina, instalações sanitárias, etc...), tornando mais fácil ensinar e educar os nossos futuros homens e mulheres.

Logicamente que não se pense que pelo facto de termos uma escola nova vamos ter futuros professores Pardais, nada disso. Não depende só das infra-estruturas, mas nesta tarefa de qualificação das pessoas ninguém nem nada é dispensável, e o facto de se criarem condições é uma motivação extra para todos, principalmente para os professores e para os alunos. Há que 'Humanizar a escola, democratizar Oportunidades e construir a Qualidade' para que se prepare as crianças e os jovens para os desafios futuros. E penso que essas condições vão ser criadas em Abragão.

Estamos todos de parabéns, porque é uma conquista de todos nós Abragonenses. O concurso já foi lançado e a curto prazo veremos nascer uma obra que vai albergar o futuro de Abragão: as nossas crianças.

Para finalizar deixo só um alerta: Importa, também, referir que a ''segurança'' dos alunos nos acessos pedonais à escola não seja esquecida e que sejam implantadas as estruturas necessárias, dada a proximidade da nossa Estrada Nac. Nr. 320.


FNA | Amilcar Rodrigues

1 comentário:

Anónimo disse...

é de muito gosto que leio a noticia que abragão tornara em breve infrastruturas bem merecidas as noxas crianças,espero eu k seja uma das muitas iniciativas a permanecer em activo pras noxas crianças.